sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os poderes do Vinagre I


Diabetes: vinagre diminui absorção de açúcar


No fim do ano é difícil resistir a uma ceia repleta de carboidratos açúcares. Mas pesquisadores apontam uma dica para combater os picos de glicemia e auxiliar a dieta dediabéticos.
Estudos sugerem que adicionar vinagre a uma refeição pode reduzir o nível de açúcar que vai para o sangue.
Um estudo realizado por pesquisadores italianos analisou indivíduos saudáveis que acrescentavam cerca de quatro colheres de chá (20 mililitros) de vinagre branco como tempero de salada, em uma refeição que incluía pão branco com menos de 50 gramas de carboidrato.
Nestas pessoas,  houve uma redução em 30% em suas respostas glicêmicas, ou aumento do açúcar no sangue, em comparação a indivíduos que comiam salada temperada com vinagre neutralizado.
Não é a primeira evidência que aponta os benefícios do tempero. Em 2004, um estudo publicado no jornal da American Diabetes Association, o “Diabetes Care”, divulgou efeitos similares em pessoas com diabetes ou regulagem inadequada de insulina. No estudo, os pacientes consumiram uma solução de vinagre ou placebo antes de uma refeição repleta de carboidratos.
A redução do impacto dos carboidratos ocorre, segundo os estudos, porque o vinagre ajuda a desacelerar a absorção de açúcar de uma refeição na corrente sanguínea. Isso porque o produto é capaz de bloquear enzimas digestivas responsáveis por converter carboidratos em açúcar.
No entanto, os médicos ressaltam que nada substitui o aumento da prática deexercícios e o controle das porções ingeridas. Porém, as pessoas com diabetes podem testar o efeito do tempero, e consumir duas refeições similares, uma com vinagre e outra sem vinagre, e comparar seu efeito nos níveis de açúcar no sangue.
Então, neste fim do ano, invista em receitas que levem o vinagre em sua formulação, para testar se, em seu organismo, os efeitos são realmente eficazes. Ele pode ser usado, principalmente nas saladas – que já são pratos bem saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário