domingo, 6 de fevereiro de 2011

Caminhada III: Caminhada, Coração e outros Órgãos

Caminhada e o Coração

Quais são os reais benefícios da caminhada para o coração? Antes de responder a essa questão, é importante lembrar que um dos problemas mais sérios da vida moderna é o sedentarismo — fator de risco para doenças do coração, obesidade, depressão, entre outras. Para fazer exercícios físicos não é preciso dispor de altas quantias em dinheiro ou freqüentar academias, clubes e equipamentos. Existem atividades que, além de baratas, trazem bons ganhos à saúde. Um exemplo é a caminhada.
Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas — os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar. A lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes “mellitus”, câncer de intestino e até intestino preguiçoso.

Os riscos da caminhada são quase que inexistentes, mas podem surgir se o ritmo da caminhada for pesado.  Para evitar problemas, os batimentos do coração não podem ultrapassar 75% a 80% da freqüência normal. Para calcular a freqüência cardíaca ideal, use a fórmula: 220 menos idade igual freqüência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico. O alerta vale, especialmente, para pessoas sedentárias — que correm mais riscos que as ativas, tanto na caminhada como em outras atividades físicas.
Saiba quais são os benefícios da caminhada para o coração e outros órgãos…

1. Um coração e pulmão mais sadios.
2. Melhora a circulação e a atividade do coração.
3. A caminhada promove o condicionamento cardiorrespiratório, ajudando a prevenir males cardíacos como infarto do miocárdio, asma e enfermidades pulmonares obstrutivas crônicas.
4. Provoca oxigenação cerebral.
5. Libera endorfinas — hormônios responsáveis pelo bem-estar.
6. Maior resistência física – músculos, ossos e articulações sadios.
7. Ajuda no controle do estresse, ou seja, ajuda a relaxar, a reduzir a tensão.
8. Melhora a qualidade do sono.
9. Diminui o risco de obesidade, associada a uma alimentação balanceada e equilibrada.
10. Melhora o colesterol bom  - HDL - e diminui o colesterol ruim - LDL.

Gostou da matéria? Você pode se informar ainda melhor no site: http://www.ortopediaesaude.org.br/

Beijos e Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário