segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tipos de Pele


A epiderme pode ser classificada também quanto ao grau de oleosidade:

Pele normal: É aquela que apresenta um equilíbrio entre vitalidade, elasticidade e cor. É clara e está pouco propícia a desenvolver manchas e espinhas. Sendo assim, refletem boas condições de saúde e são sempre mais fáceis de cuidar.

Pele oleosa: A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida, além de facilmente irritável, com presença de comedões. Mais propensa a desenvolver acne.

Pele seca: Por definição, pode significar oposição à pele oleosa ou à pele desidratada. Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a pele seca muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade. A pele seca é pouco comum em climas tropicais, sendo uma pele com aparência áspera, sem brilho e com pouca elasticidade. Está propensa a ter rugas e linhas de expressão mais rapidamente que os outros tipos de pele. 

Pele mista: A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta-se normal ou seca.

Não há como relacionar os fototipos com apenas um tipo de pele. Podemos encontrar pele oleosa tanto nos fototipos baixos (I e II), bem como nos fototipos altos. Porém já é sabido, por exemplo, que os fototipos mais altos (III, IV, V e VI), pela grande quantidade de melanina são muito mais propensos a formar manchas hipercrômicas (escuras). Mas também são mais resistentes as linhas de expressão (envelhecem mais lentamente). Já a pele oleosa tem mais relação com o aparecimento de acne, independente do fototipo.

Essa camada protetora requer cuidados especiais como uma alimentação equilibrada. Há também outros segredos como boa higienização, tonificação, esfoliação periódica, hidratação, prevenção contra as agressões solares, atividade física para controlar o estresse e ter uma atitude positiva frente à vida.

Fonte:
Dra. Vera Lúcia de Toledo Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário